Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O que é o amor?

Por favor, não vivam sem direção; ao contrário, busquem uma vida de significado e propósito. Assim como uma casa torna-se inabitável quando o alicerce não é feito com cuidado, ou como certos tipos de arroz que não cozinham perfeitamente quando não são bem-lavados, o tipo de resultado que se pode esperar quando se toma esses atalhos ou se negligencia os esforços apropriados é claro como o cristal. Nesse sentido, certamente não é sábio tentar agir e comportar-se como um adulto antes que saibam cuidar de si próprios.

O importante é que façam o melhor nas tarefas em que têm de se concentrar agora. Com esses esforços, vocês se tornarão indivíduos com um futuro realmente maravilhoso à frente. Espero que não abandonem nem reprimam seu vasto e ilimitado potencial antes que tenham a chance de florescer. Muitas pessoas cortam seu brilhante potencial pela raiz porque buscam cegamente o amor.

...

Recorrer ao amor só porque estão aborrecidos, e conseqüentemente desviar-se do caminho que deveriam seguir, então esse amor nada mais é do que escapismo. Isso significa que estão refugiando-se em um mundo de sonhos, acreditando que essa ilusão é real.
Mesmo que tentem usar o amor como fuga, a euforia provavelmente não durará muito tempo. Além do que, poderão deparar com problemas ainda maiores e também com uma grande dor e tristeza. Por mais que tentem, nunca conseguirão fugir de si mesmos. Se continuarem a fraquejar, os sofrimentos os seguirão aonde quer que forem. Jamais encontrarão a felicidade se não transformarem seu interior.

A felicidade não é algo que alguém, como a pessoa amada, pode dar a vocês. Vocês têm de conquistá-la por si próprios. E o único caminho para isso é desenvolver sua própria personalidade e capacidade como seres humanos, maximizando o seu potencial. Se sacrificarem seu próprio crescimento e talento por amor, não encontrarão a felicidade. A verdadeira felicidade é obtida com o pleno desenvolvimento de seu próprio potencial.

Enquanto ainda estão na adolescência, sua experiência é muito limitada e vocês ainda não descobriram em que área têm talento. É fácil cair na armadilha de pensar que não existe nada mais desejável que o amor. Mas na vida existem muito mais coisas que o amor. Particularmente no caso das mulheres, acredito que a verdadeira felicidade só é determinada após os quarenta anos. Também gostaria de acrescentar que se envolver num relacionamento como uma forma de fuga é algo extremamente desrespeitoso tanto para o parceiro como para vocês.

Cada um de vocês é infinitamente precioso. Portanto, espero que tratem a si próprios com o máximo de respeito. Por favor, não sigam um caminho que lhes causará sofrimento, mas tomem a estrada que seja melhor para seu bem-estar.

O verdadeiro amor existe somente entre duas pessoas sinceras, maduras e independentes. É essencial, portanto, que trabalhem para aprimorar-se primeiro.

...

Procurar o tempo todo a aprovação do outro é rebaixar-se demais. Em uma relação assim, não há mostras de consideração nem sinais de um sentimento profundo e muito menos de amor. Se a voz de seu coração está lhes dizendo “você não merece uma relação como essa”, espero que tenham a coragem e a dignidade de decidirem que é melhor correrem o risco de serem desprezados pela outra pessoa a suportarem um relacionamento infeliz.

O verdadeiro amor não consiste de duas pessoas apegadas uma a outra; ele somente pode existir entre duas pessoas fortes e seguras de sua individualidade.

Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário